top of page

23/6/2015 às 11h50

 

 

 

 

 

 

Está comprovado que dançar emagrece, faz bem a saúde física, mental e emocional.

 

A empresária e professora de dança Cecilia Vasarhelyi Sicuto ‘diretora e proprietária da CV Dance Studio’ conta o que a levou a dedicar-se em contribuir com o bem estar das pessoas.


“Apesar de ser bailarina e ter praticado exercícios por tantos anos, após a gravidez da minha segunda filha, encontrei dificuldade para retornar a forma. Cheguei a pesar 70 quilos”, conta Cecilia que ao praticar aulas de Zumba Fitness, perdeu 18 quilos. Isso mesmo, tudo isso somente dançando!

Além de trazer inúmeros benefícios a saúde física, dançar proporciona prazer, bem estar mental e emocional com a liberação de endorfina, que melhora o humor, servindo também para tratar a ansiedade e depressão. 

“Nunca gostei de praticar musculação, esteira e então, busquei algo realmente prazeroso para fazer. Em 1 mês dançando 3 vezes por semana, já havia emagrecido 5 quilos. Ou seja, encontrei um exercício fácil, divertido e com rápido resultado. À partir daí, senti que devo transmitir minha experiência a todas as pessoas.”

 

Veja a matéria na íntegra: http://noticias.r7.com/dino/musica/esta-comprovado-que-dancar-emagrece-faz-bem-a-saude-fisica-mental-e-emocional-23062015

 

 

Os benefícios do Ballet clássico para crianças


Dançar não só é divertido. Conheça os benefícios do ballet para as crianças

 
Dançar não só é divertido como também muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e mais esforçada.

O Ballet clássico é uma das danças mais recomendadas às crianças quando são pequenas. O Ballet favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. Conheça mais sobre os benefícios do Ballet clássico para as crianças.


O ballet clássico consiste em unir a técnica, a musica e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas . Exige disciplina, boa postura e ritmo. Com o ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios como:

 

- melhora da coordenação motora;

- aumenta a concentração;
- noções de espaço e de localização;

- aumenta a flexibilidade;

- mais resistência corporal;

- corrige e melhora a postura;

- estimula o desenvolvimento intelectual

- ajuda a expressão e memória

- aumenta a auto-estima

- ajuda a fazer amigos

- melhora o equilíbrio e reflexos

 

O ballet clássico segundo a idade da criança

O ballet clássico se divide em 2 diferentes categorias, segundo a idade da criança: a baby class y ballet infantil.

 

A baby class está direcionada a crianças de 3 a 6 anos de idade. O principal objetivo das aulas é divertir e estimular a imaginação da criança. As crianças brincam, jogam, se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Elas aprendem exercícios com movimentos que estimulam a motivação, a criatividade e a expressão. Nesta fase, a criança aprende a ser mais independente e a controlar as suas habilidades motoras e intelectuais, e a reconhecer as suas capacidades.

 

O ballet infantil está direcionado às crianças maiores de 7 anos já que exige mais disciplina, mais musicalidade e domínio do seu corpo. Através de uma seqüência de exercícios, as aulas seguem movimentos básicos com exercícios de barra e de centro, que têm como meta desenvolver e fortalecer a musculatura das pernas, a postura do corpo e a coordenação motora.

 

MUITO IMPORTANTE: Os pais não devem obrigar nem pressionar a criança a fazer Ballet. É importante que a criança curta e sinta prazer com a prática desta atividade. O ballet clássico possui os 7 movimentos básicos de qualquer outra atividade física: saltar, estirar, dobrar, elevar, girar, deslizar, lançar-se ou pular.

 

fonte: http://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/artes/os-beneficios-do-ballet-classico-para-criancas/

A dança é uma das expressões artísticas mais antigas...

     Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais.

 

     Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A dança tem história e essa história acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro.

 

    Dança Primitiva


    A dança nasceu associada às práticas mágicas do homem, com o desenvolvimento da civilização, o rito separou-se da dança.


    O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto e esses acontecimentos registrados nas paredes de cavernas em forma de desenhos, ficaram conhecidos como arte rupestre. 


    O homem primitivo pintava nas paredes das grutas, cavernas e galerias subterrâneas cenas de caça e rituais que representavam a caçada. Pareciam acreditar ser possível, pela representação pictórica, alcançar determinados objetivos, como abater um animal, por exemplo.

 

fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Os tênis para treinar zumba têm que ser LEVES, porque para os movimentos que deve fazer você precisa poder deslizar facilmente pelo chão e um calçado pesado dificultaria seguir o ritmo.

    Em comparação com tênis de outro tipo de esportes, na zumba você precisa de um produto que dê a você, principalmente, ADERÊNCIA LATERIAL. Quando for a comprar seu calçado para treinar zumba, este é um dos principais fatores que deverá ter em consideração.

   O AMORTECIMENTO é outro aspecto importante. Durante as aulas de zumba, os pés recebem altos impactos de forma constante e o calçado deve ter um bom amortecimento para absorvê-los.

   A SOLA dos tênis para treinar zumba deve ser bem LISA, para que não encontre nenhuma resistência na hora de fazer os deslizamentos.

   A zumba é uma atividade onde você faz um grande esforço e seus pés precisam de um calçado muito TRANSPIRÁVEL que ajude a retirar a umidade provocada pelo suor.

Saiba qual é o melhor tênis para praticar Zumba

 

BENEFÍCIOS DA DANÇA DE SALÃO

 

Veja como a dança pode beneficiar sua saúde trabalhando músculos e prevenindo doenças como a osteoporose

           A dança de salão ajuda a perder até 600 calorias, fazendo bem para os músculos e para 
o coração

 

           Esqueça os movimentos lentos, o compasso dois pra lá, dois pra cá. Saiba que a dança de salão engloba estilos também agitados e com muitas vantagens, além da queima de calorias. Samba de gafieira, forró, salsa, bolero e rock podem ajudar a manter a forma, melhorar a postura e elevar a autoestima. É possível perder até 600 calorias por hora de movimentação. Dançada a dois, desenvolve o relacionamento social, a confiança e o respeito pelo parceiro. Sob supervisão adequada, pode auxiliar na recuperação de sequelas de fraturas e traumas.

Confira as dicas de saúde no salão:

  • Na dança, trabalham-se pernas, coxas, glúteos e abdome – este último é solicitado para manutenção da postura e do equilíbrio.
  • Todo mundo no ritmo: a atividade pode ser praticada independentemente de idade, peso e altura. Por ser de baixo impacto, pode auxiliar na prevenção da osteoporose.
  • Melhora os sistemas cardiovascular e respiratório, aumenta o fluxo sanguíneo, ativa o sistema linfático e ainda ajuda nas defesas do organismo.
     
     
     
     
     
     
     
     
     
bottom of page